Amadeu Baptista

Amadeu Baptista, poeta e tradutor, nasceu no Porto a 6 de Maio de 1953. Frequentou a Faculdade de Letras da Universidade do Porto. É membro da Associação Portuguesa de Escritores. No ano de 1994 integrou o Júri do Grande Prémio de Poesia APE/CTT, relativo à edição portuguesa de poesia de 1993. Tem colaboração dispersa em jornais e revistas em Portugal, Espanha, França, Brail, Uruguai, Costa Rica, EUA e México.

Fundou e co-dirigiu (com Álvaro Holstein Ferreira e Vergílio Alberto Vieira) a publicação Babel – fascículos de poesia, e co-organizou (com Egito Gonçalves) a revista Orfeu 4.Tem poemas seus  traduzidos para Castelhano, Italiano, Inglês, Francês e Romeno. É divulgador em Portugal de poetas espanhóis e hispano-americanos, entre os quais destaca: Amparo Amorós, Ángeles Dalúa, António Beneyto, António Gamoneda, Juana Castro.

Está representado em diversas Antologias e Livros Colectivos de Poesia. Obras publicadas: As Passagens Secretas, Fenda Edições, Coimbra, 1982; Green Man & French Horn (in A Jovem Poesia Portuguesa /2, em colaboração com Helga Moreira e Jorge Velhote), Limiar, Porto, 1985; Maçã, Limiar, Porto, 1986; Kefiah, Centro Cultural do Alto Minho, Viana do Castelo, 1988; O Sossego da Luz, Limiar, Porto, 1989; Desenho de Luzes, Ed. Amigos de Azertyuiop, A Corunha, Galiza, Espanha, 1997 (edição galaico-portuguesa); Arte do Regresso, Porto, Campo das Letras, 1999; e O Claro Interior (com ilustrações de Rogério Ribeiro), Íman edições, 2004

ler mais: alfarrabio / a fabrica da preguiça